Análise de aplicações de sistemas de equações em textos de Álgebra Linear
DOI:
https://doi.org/10.46219/rechiem.v15i1.120Palavras-chave:
TAD, Álgebra Linear, Engenharia, Aplicações, Livros de textoResumo
Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa que é desenvolvido na Universidade Nacional de Comahue, Argentina. Tem como foco o ensino de matemática para a formação de futuros engenheiros e tem como objetivo a análise de problemas que relacionam conceitos de diversas disciplinas com o estudo de sistemas de equações lineares em cursos de engenharia de primeiro ano. O referencial teórico utilizado é a Teoria Antropológica da Didática. A partir de uma amostra de livros de Álgebra Linear, selecionamos problemas relacionados a circuitos elétricos, fluxo de rede e mínimos quadrados. Para sua análise utilizou-se um instrumento baseado nos construtos TAD. Essas aplicações de sistemas de equações lineares promovem o exercício de certas técnicas que já foram explicadas pelos autores através de exemplos; bem como o uso de software. Da mesma forma, eles exigem um trabalho colaborativo entre especialistas e professores que ensinam disciplinas matemáticas para futuros engenheiros, a fim de atender cuidadosamente seu contexto extramatemático.
Downloads
Referências
Atencio, D. (2017). GeoGebra en la representación gráfica de los sistemas de ecuaciones lineales. En Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Eds.), Libro de Actas del VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 729-737). FESMP. http://funes.uniandes.edu.co/20406/1/Atencio2017Geogebra.pdf
Campos, S., y Parraguez, M. (2019). Comprensión de sistemas de ecuaciones lineales: un estudio de caso en el contexto escolar en Chile. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), 347-368. https://doi.org/10.23925/1983-3156
Cárcamo, A., Fuentealba, C., y Tauler, F. (2021). Concepciones sobre sistemas de ecuaciones lineales de 3x2 con solución vacía: un estudio exploratorio con estudiantes universitarios. Formación Universitaria, 14(1), 217-224. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062021000100217
Chevallard, Y. (1991). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Aique.
Chevallard, Y. (1999). El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19(2), 221-266.
Chevallard, Y. (2007). Passé et présent de la Théorie Anthropologique du Didactique. En L. Ruiz-Higueras, A. Estepa, y F. J. García (Eds.), Sociedad, escuela y matemáticas: Aportaciones de la Teoría Antropológica de lo Didáctico (pp. 705-746). Universidad de Jaén.
Chevallard, Y., Bosch, M., y Gascón, J. (1997). Estudiar matemáticas. El eslabón perdido entre la enseñanza y el aprendizaje. Horsori.
Consejo Federal de Decanas y Decanos de Ingeniería, República Argentina. (2014). Documentos de CONFEDI. Competencias en Ingeniería. Universidad FASTA. https://confedi.org.ar/download/documentos_confedi/Cuadernillo-de-Competencias-del-CONFEDI.pdf
Del Valle, C., Aguilar, N., y Montenegro, A. (2020). Resultados de la implementación del Aprendizaje Basado en Problemas en una cátedra de ciencias básicas en ingeniería. Revista del Instituto de Investigaciones en Educación, 11(14), 82-93. http://dx.doi.org/10.30972/riie.11144639
Echevarría, G., Felizzia, D., y Cagnina, M. (2017). Un Estudio sobre los saberes y competencias de los alumnos ingresantes a la universidad. En M. I. Morales (Comp.), Libro de Actas del XX Encuentro Nacional y XII Internacional de Educación Matemática en Carreras de Ingeniería (pp. 318-326). http://emci.edu.ar/Descargas/Libro-de-Actas-EMCI-2017.pdf
Fonseca Bon, C. (2011). Una herramienta para el estudio funcional de las matemáticas: Los Recorridos de Estudio e Investigación (REI). Educación Matemática, 23(1), 97-121.
Gallo, H., y Herrera, C. (2017). Coordinación de registros de representación semiótica en el tema Sistemas de Ecuaciones Lineales utilizando software GeoGebra. En M. I. Morales (Comp.), Libro de Actas del XX Encuentro Nacional y XII Internacional de Educación Matemática en Carreras de Ingeniería (pp. 573-579). http://emci.edu.ar/Descargas/Libro-de-Actas-EMCI-2017.pdf
Gascón, J., Bosch, M., García, F., y Ruiz Higueras, L. (2006). La modelización matemática y el problema de la articulación de la matemática escolar. Una propuesta desde la teoría antropológica de lo didáctico. Educación Matemática, 18(2), 37-74.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill.
Izcara Palacios, S. (2014). Manual de investigación cualitativa. Fontamara, S. A.
Medina Sandoval, E. (2019). Reconstruyendo el camino del proceso de enseñanza-aprendizaje de la Solución de los sistemas de ecuaciones lineales. Eco Matemático, 10(2), 79-88. https://doi.org/10.22463/17948231.2595
Mesa Cornejo, V., Aparicio Fernandez, M., y Mejia Sanchez, J. (2018). Diagnóstico de los conocimientos en matemáticas que poseen los estudiantes de nuevo ingreso de Ingeniería Bioquímica de la U de G. Revista Teoría Educativa, 2(3), 14-19. https://www.ecorfan.org/republicofperu/research_journals/Revista_de_Teoria_Educativa/vol2num3/Revista_de_Teor%C3%ADa_Educativa_V2_N3_3.pdf
Peña Lizano, A. (2019). Análisis de los errores y dificultades en la solución de sistemas de ecuaciones lineales en estudiantes de ingeniería [Tesis de magíster, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio Digital de Tesis y Trabajos de Investigación PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/15638
Pérez, E. G., y Vargas, V. (2019). Secuencia didáctica para el aprendizaje de sistemas de ecuaciones lineales con GeoGebra. Revista Electrónica Amiutem, 7(2), 88-97. https://revista.amiutem.edu.mx/relecamiutem/article/view/188
Possani, E., Trigueros, M., Preciado, J. G., y Lozano, M. D. (2010). Use of models in the teaching of linear algebra. Linear Algebra and its Applications, 432(8), 2125-2140. https://doi.org/10.1016/j.laa.2009.05.004
Pozas, D. (2020). Estudio de las praxeologías en torno a las matrices, función determinante y sistemas de ecuaciones lineales propuestas para el Ciclo Básico de las carreras de Ingeniería [Tesis doctoral, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires]. Repositorio Institucional de Acceso Abierto, RIDAA. https://doi.org/10.52278/3073
Pusdá López, M., Rosero Medina, R., y Benavides Ortiz, G. (2022). Evaluación del software GeoGebra como recurso de enseñanza en sistemas de ecuaciones. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(4) 3406-3419. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i4.2843
Rodríguez, M., Mena, A., Mena, J., Vásquez, P., y Del Valle, M. (2019). Construcción cognitiva del conjunto solución de un sistema de ecuaciones lineales con dos incógnitas, Enseñanza de las Ciencias, 37(1), 71-92. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2194
Romero, C. (2005). La categorización en la investigación cualitativa. Revista de Investigaciones Cesmag, 11(11), 113-118.
Trípoli, M., García, M., y Smidt, J. (2021). Sistemas de ecuaciones: dificultades que presentan alumnos de ingeniería. En L. Fernández Lucco et al., Memorias del Encuentro Argentino y Latinoamericano de Ingeniería – 2021 (pp. 872-878). https://confedi.org.ar/publicaciones/cadi/Libro_CADI_TOMO3_22-11-18.pdf
Van der Wal, N. J., Bakker, A., y Drijvers, P. (2017). Which techno-mathematical literacies are essential for future engineers? Int J of Sci and Math Educ, 15(Suppl 1), 87-104. https://doi.org/10.1007/s10763-017-9810-x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Chilena de Educación Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.